O que os cachorros não podem comer?

Uma dúvida muito comum é sobre o que os nossos cachorros podem ou não comer. Para evitar problemas é bom ter em mente que diversas coisas que são naturais ou benéficas a nós humanos podem fazer mal, ou até ser fatais aos nossos pets. Veja abaixo algumas das coisas que devem ser evitadas.

Bebidas Alcoólicas: podem causar taquicardia e alto nível de excitação.

Abacate: folhas, semente e a fruta do abacate contem uma substância tóxica chamada persina. Pode causar desarranjo gastro-intestinal, além de ser muito gorduroso.

Café (todas as formas): café contem componentes perigosos que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário, além de ser um estimulante cardíaco.

Batata e tomate: batatas e tomates contem uma substância chamada solanina e outro alcaloides. Se ingeridos em grande quantidade, podem gerar salivação excessiva, desarranjo do trato gastrointestinal, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central e outros sintomas.

Cebola e alho: cebolas contém tiossulfato. Cachorros sensíveis a cebola podem desenvolver anemia.

Comidas estragadas ou mofadas: muitos tipos de mofo contém uma toxina chamada aflatoxina. Pode causar vômito/diarreia, tremores musculares, descoordenação febre, salivação excessiva e danos ao fígado.

Noz macadâmia: a macadâmia contem uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso de cachorros. Já foram registrados casos de paralisia.

Uvas e uvas passas:
podem causar insuficiência renal em cães se ingeridas em grandes quantidades; mesmo uma pequena quantidade de uvas pode causar problemas renais no cão.

Massa de pão e bolo crua: o fermento contido na massa crua pode se expandir no estômago do animal e causar dor ou ruptura intestinal. O risco diminui depois que a massa é assada, e mesmo assim o ideal é não oferecer em grandes quantidades

Ossos: são um perigo para os animais, pois podem causar engasgos ou perfurar o trato digestivo. Além disso, carne ou ovos mal cozidos podem causar intoxicação bacteriana. Ossos especiais vendidos em pet shops podem ser dados sem problemas

Doces dietéticos:
produtos adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. Isso inclui goma de mascar, balas, biscoitos dietéticos e pasta de dentes.

Chocolate: Você sabia que o chocolate contém uma substância chamada Teobromina, e que é altamente tóxica para os cães? Dependendo da quantidade ingerida, ou da sensibilidade do cão pode ser até fatal. Por isso, fique atento se ninguém está dando chocolate para o seu cão.

Alguns dos sintomas podem levar até 24 horas para se manifestar. Entre eles, vômitos e diarréia, excesso de sede, nervosismo e agitação.

E lembre-se, é muito importante que os cães sejam alimentados somente com produtos próprios para eles.

6 comentários sobre “O que os cachorros não podem comer?

  1. Olá 😀 eu sabia de chocolates e claro bebidas alcoólicas, mas fiquei super surpreendida com batatas, não fazia ideia. Mas infelizmente também já não tenho o meu pet para o proteger de alguns perigos alimentares. Mas belas dicas! Beijinhos!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Aqui na minha cidade tem pet shop que vende osso para cachorro, tipo uns ossão mesmo, enorme. Você pode me dizer se ele é propio para cachorro ou é bom evitar ?! Meus nenéns gostam tanto 😦

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi HARUHAMAYA, tudo bem? Os ossos vendidos em pet shops não causam mal, o problema está principalmente em ossos de galinha que ao serem cozidos ficam frágeis e quando quebrados podem formar pontas que podem machucar seu cão. O problema maior está em dar ossos caseiros, quanto aos vendidos em pets pode dar a vontade 🙂 bjos

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário