Você sabe de onde surgiu o Ursinho de Pelúcia?

Como surgiu o ursinho de pelúcia

Você conhece a história dos Ursinhos de pelúcia, ou em inglês, Teddy Bear?

No outono de 1902 o então presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, estava de férias caçando ursos no Mississippi. No primeiro dia de caça ele e seus companheiros não encontraram nada, mas no segundo dia, enquanto o presidente almoçava no acampamento, alguns cães encontraram e encurralaram um urso. O guia da Caçada deu uma coronhada no animal com sua espingarda, deixando-o desnorteado o suficiente para conseguir amarrá-lo a uma árvore e ir chamar o presidente para que ele tivesse a honra de matá-lo

O urso era uma fêmea, estava ferida, magra, e com aparência doente. Quando Roosevelt a viu amarrada à árvore ele não conseguiu atirar, ele sentiu pena daquele animal indefeso e achou que simplesmente atirar em um urso amarrado era contrário ao código do esporte de Caça.

Como surgiu o ursinho de pelúcia

Theodore Roosevelt se recusa a matar o Urso

Alguns dias depois a cena foi imortalizada por um cartunista em Washington, onde mostrava um urso amarrado e o presidente com sua arma abaixada, negando-se a matá-lo. No desenho o urso apresenta uma aparência carente e triste, como se precisasse de um abraço, e foi assim que os fabricantes de brinquedos enxergaram uma oportunidade de criar um personagem; nasceu então o Teddy Bear, que levava o nome do presidente, Theodore.

Mas se pararmos para pensar, em 1902 ursos eram figuras aterrorizantes!

The BearO urso simbolizava perigo, e o governo os vinha exterminando, assim como lobos e coiotes , pois – além do perigo que traziam às pessoas – eles matavam o gado de fazendeiros. Outro animal a ficar na mira do governo eram os Bisões que atrapalhavam o caminho dos trens com suas manadas.. e a solução proposta na época era extinguir os animais uma vez que “eles não tinham espaço no mundo civilizado”.

Urso Vs Cidade

Animais Selvagens Vs Cidades modernas

Num período de 10 anos, cerca de meio milhão de lobos foram exterminados. Os Ursos já tinham perdido mais de 95% de seu território e dos 30 milhões de Bisões que viviam naquela região, menos de 100 sobreviveram… Isso mesmo, você leu certo.. dos 30.000.000 sobraram menos de 100….

O interessante é o que o Teddy Bear nasceu no meio desse enorme extermínio, e podemos ver isso como um sinal de que talvez lá no fundo algumas pessoas começassem a se sentir culpadas por toda essa matança… os americanos ainda temiam os ursos, mas ao mesmo tempo também queriam dar um grande abraço nele.

The Teddy Bear

The Teddy Bear

Esse post foi inspirado no Ted Talk: Jon Mooallem: The strange story of the teddy bear and what it reveals e você pode assisti-lo abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s