Entenda porque os cachorros cheiram o traseiro uns dos outros

Você sabe por que os cachorros cheiram o traseiro uns dos outros quando se encontram?

porque os cachorros cheiram o traseiro uns dos outros

Você já se perguntou porque os cachorros gostam tanto de cheirar o bumbum uns dos outros?

Pois é, essa é uma atitude super normal, é a forma que eles se cumprimentam, assim como nós humanos apertamos as mãos ou damos beijo no rosto, essa é a forma dos cães dizerem “olá” 😊

Mas…. Porque justo no traseiro?

porque os cachorros cheiram o traseiro uns dos outros A explicação vem desde os lobos. O olfato é um dos sentidos mais aguçados nos canídeos, então é comum que eles o usem para várias coisas, inclusive na socialização. O cachorro que se interessa em cheirar o traseiro de outro é um cão que se socializa com facilidade, assim como aquele que se deixa ser cheirado.

Mas o que eles descobrem ao se cheirar assim?

Mas.... Porque justo no traseiro? A explicação vem desde os lobos. O olfato é um dos sentidos mais Um dos motivos tem a ver com o que o cachorro come. Na natureza o líder da matilha come a parte mais nobre da carne da caça, os liderados comem as partes menos nobres, e os membros mais fracos comem a carcaça e as vísceras. Isso influencia no odor das fezes, então eles podem reconhecer o nível hierárquico do membro da matilha baseado no cheiro do traseiro.

Outro fator é uma glândula localizada no ânus dos cães. Essa glândula produz feromônios que passam informações químicas através de seu cheiro, e que são possíveis de identificar através de uma outra glândula localizada no nariz, chamada órgão de Jacobson. Esses dois órgãos permitem que os cães troquem informações como: comportamento, nível de energia, estado emocional, idade, sexo…Isso explica também porque os cães medrosos e inseguros colocam o rabo entre as pernas, é como se eles quisessem se esconder.

Esses cheiros também são eliminados nas fezes e urina, por isso os cachorros gostam de cheirar os dejetos de outros cães, é uma forma de reconhecer quem passou por ali deixando seu “cheirinho”.
Cachorro Fazendo Check-inCostumo brincar que quando os cachorros estão cheirando o xixi de outros na rua e deixando seu próprio cheirinho no local, é quase como uma rede social canina: ele cheiram para ver quem passou ali e depois fazem xixi para dar um “check-in” no poste 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Entenda porque os cachorros cheiram o traseiro uns dos outros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s