Agressividade no portão

dog-219892_1280Já aconteceu com você de estar passeando com seu cão e quando passaram na frente de uma casa com um cachorro do outro lado do portão eles começam a latir? Ou até mesmo se estiverem do outro lado da rua? Geralmente quando cães fazem isso é para proteger o território, e mesmo os que estão passeando ás vezes é para protegerem o dono ou a si mesmos. Isso acontece geralmente com cães mais dominantes. O ideal é que haja um treinamento com profissional para saber como solucionar o problema fazendo seu cão ficar obediente, mas algumas dicas que posso adiantar são as seguintes:

Se o cão que está do outro lado do portão começar a latir e avançar em sua direção e seu cão responder da mesma forma o ideal é conseguir parar e acalmar seu cachorro antes de tirá-lo da frente do portão, onde acontece a situação estressora, se você simplesmente for embora com os dois cachorros latindo vai ter reforçado esse comportamento, portanto dê uma bronca no seu cachorro quando ele tentar revidar para coibir esse comportamento, mostre que você está no comando, peça um comando como “senta” para que ele preste atenção em você e não no outro cachorro latindo, e assim que conseguir reestabelecer o controle volte a andar para sair da frente do portão, de forma que seu cão vai estar concentrado na caminhada e não no outro cachorro latindo.

Para ter sucesso nessa manobra é interessante o cachorro ter um mínimo de obediência e noção de comandos.

Em qualquer situação em que seu cachorro tiver um comportamento inadequado e você quiser reestabelecer o controle é importante fazer com que ele obedeça alguns comandos básicos para que o foco dele fique em você e na obediência.

Se você é o dono do cão que está do lado de dentro do portão latindo para os outros na rua e quer que seu cão pare com esse comportamento, precisa reestabelecer a postura de liderança e, principalmente, verificar o nível de energia do seu cachorro, se você tem passeado com ele o suficiente para que esse comportamento não esteja acontecendo por energia acumulada gerando frustração.

De qualquer forma, uma coisa que você pode fazer para inibir esse comportamento é no momento em que ele começa a latir você se coloca entre ele e o portão dando bronca e se puder indicando outro lugar para ele ir, como por exemplo a casinha, ou caminha. Essa é uma manobra bem física, depende bastante da postura e da linguagem corporal do dono para estabelecer para o cão que quem cuida daquele território é você portanto ele não precisa ter essa atitude.

Lembrando que se você tiver alguma dúvida na hora de aplicar qualquer correção em comportamentos caninos é sempre interessante contratar os serviços de um profissional da área.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s