Consulta Comportamental

Necessidades no lugar certo

Quando filhote, o cãozinho não sabe diferenciar onde é o lugar certo e o lugar errado de fazer suas necessidades, por isso é importante saber mostrar a ele o que é certo e o que é errado. Na consulta comportamental, o adestrador ensina aos donos do cãozinho a lidar com a situação e dá dicas de como pegar o cãozinho no flagra, pois é a maneira mais fácil de ele aprender.

Com cães mais velhos isso também pode acontecer. Nestes casos é ainda mais importante o serviço do adestrador, pois a maioria dos casos de cães adultos que apresentam esse problema é por motivos mais complexos, e um diagnóstico do adestrador é necessário.

Ansiedade de separação

Os cães que passam a maior parte do dia na companhia dos seus donos acabam se apegando demais e sofrem quando os donos se ausentam. Para isso também existem exercícios que os donos podem fazer para minimizar o sofrimento do cãozinho quando ele se sente só, além de alguns brinquedos que são específicos para ajudar neste tipo de problema.

Destruição de objetos

Filhotes costumam ser os maiores causadores de destruição de objetos como canto de móveis, pés de cadeira, etc, principalmente quando os dentes estão crescendo. O adestramento ajuda principalmente os donos a saberem lidar com a situação e orienta também na escolha dos brinquedos certos, para que o cão passe por essa fase de crescimento da dentição sem causar problemas.

Hiperatividade

Algumas raças são mais hiperativas do que outras, e controlar a hiperatividade de um cão é uma tarefa muito difícil. É preciso usar vários artifícios, e o principal deles é o exercício físico. Costumo dizer que um cão cansado é um cão feliz, pois o exercício físico faz parte da essência dos cães, e quando eles estão cansados eles ficam mais tranquilos, mais concentrados e aprendem mais.

Insegurança e medo

Quando um cão passa por algum tipo de trauma, a consequência disso é torná-lo medroso. Isso faz muito mal tanto a ele como também aos donos, pois um cão medroso tem dificuldades em viver socialmente, podendo até ter um comportamento agressivo quando se vê numa situação desconfortável. É importante tratar esse medo para que ele possa viver uma vida saudável e tranquila, e para isso é necessário a avaliação de um profissional em comportamento animal, para que ele possa detectar o motivo do medo e tratar o problema da melhor forma.

O mesmo ocorre com cães inseguros. Eles sentem a necessidade de uma imagem de liderança por parte dos donos para que possam se sentir seguros e confiantes, e muitas vezes os donos não sabem a melhor maneira de fazer isso. Com a ajuda de um profissional é possível melhorar esse comportamento com simples mudanças nas atitudes dos donos.

Agressividade

Existem diversos tipos de agressividade e a criação é o que mais influencia se um animal vai se tornar agressivo ou não. O medo pode ser uma causa de agressividade, por exemplo, pois quando o cão se sente acuado ele pensa que a melhor defesa é o ataque, e dessa forma acaba sendo agressivo.

A agressividade também pode ter causas médicas. É preciso sempre consultar um veterinário para avaliar através de exames se o cão tem algum problema de saúde que pode torná-lo agressivo. É comum o cão expressar a dor, por exemplo, tendo um comportamento agressivo.

Outros motivos também podem tornar um cão agressivo, e é muito importante que se tome cuidado ao lidar com eles neste estado, pois acidentes podem acontecer. É necessário tratar este tipo de problema para evitar acidentes.

Latido em excesso

É normal que cães latam, mas se isso estiver acontecendo com muita frequencia, é necessário tratar da questão. Além de ser um incômodo para o dono e também aos vizinhos, é principalmente um problema para os próprios cães, pois esse comportamento mostra que há algo de errado com ele. É preciso entender o motivo desse comportamento e adotar exercícios de correção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s